Para entender o que vem por aí, Futuro da Saúde preparou uma reportagem especial em que ouviu alguns profissionais que já estão se dedicando a esse futuro
A partir do próximo ano, a tecnologia 5G já deverá estar disponível nas capitais brasileiras. Essa nova realidade deve trazer impactos positivos para o setor da saúde. A principal mudança esperada é que a conectividade diminua fronteiras e amplie o acesso às pessoas que estão afastadas dos grandes centros. Há ainda a expectativa de um cenário futurista, com monitoramento remoto constante de pacientes e a possibilidade de cirurgias a distância com a ajuda de robôs, graças à alta velocidade de rede e à baixa latência proporcionadas pela nova tecnologia.
“Com o 5G, muda dramaticamente o jeito como a gente pensa saúde hoje. Além da enorme capacidade e velocidade, vai haver a possibilidade de uma interconectividade muito grande. Claro que a gente vai ter um gap de tempo para que isso aconteça, mas no Brasil vai ampliar o acesso para aquelas pessoas que hoje já dispõem de algum acesso e ainda vai possibilitar a entrada dos cuidados continuados de saúde para populações carentes desse tipo de serviço ou que estejam em regiões mais distantes”, avalia o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde, Fernando Silveira Filho.
Comments